quarta-feira, 15 de agosto de 2012

[*]BOINC

O que é o BOINC?



BOINC (Berkeley Open Infrastucture For Network Computing) foi desenvolvido por uma equipe do laboratório de ciências espaciais SSL na Universidade da Califórnia Berkeley, liderada por David Anderson.

Trata-se de um sistema de computação voluntaria que opera sobre uma infraestrutura de computação distribuída através de uma grade computacional gigantesca com proporções mundiais, com a intenção de ser compatível com projetos de pesquisas. A plataforma do programa é aberta sendo desenvolvida gratuitamente sobre o GNU.


Para que serve?



A intenção do BOINC é auxiliar pesquisadores de diversas áreas dentre elas climatologia e biologia molecular, disponibilizando a eles uma capacidade de processamento maior com o auxilio de computadores pessoais conectados pela internet em todo o mundo.


Como é?



O BOINC utiliza uma estrutura de computação distribuída tornando-se assim uma ferramenta poderosíssima para projetos científicos que necessitam de enormes capacidades de processamento.

O BOINC proporciona aos cientistas de diversas áreas uma forma de analisar enormes quantidades de informações que utilizam em suas experiências.

Cada projeto é independente tendo seus próprios servidores e banco de dados. Entretanto esses projetos utilizam recursos de colaboradores espalhados pelo mundo.

Os participantes fazem o download e a instalação do programa, que por sua vez carrega e executa as aplicações do projeto escolhido.

Este programa funciona da seguinte forma:

Ele recebe um conjunto de instruções a partir do servidor do projeto, e utiliza recursos que não estão sendo utilizados pelo usuário para processar as informações recebidas, após esse processamento é gerado um resultado e enviado de volta para o servidor, utilizando assim o tempo ocioso da maquina sem prejudicar o usuário, dando a ele prioridade sobre os recursos.



Quem usa?



Qualquer pessoa pode utilizar do projeto BOINC, basta fazer o cadastro e o download do software, lembrando que nenhum projeto pode ter fins lucrativos e também não podem gerar registros e patentes para as empresas privadas.

Então pessoas afim de colaborar com pesquisas pode se tornar um apoiador em empresas que visam realizar estudos e necessitam de grande capacidade de processamento pode utilizar dos recursos do BOINC.

Um dos projetos e pioneiro que utiliza o BOINC é o SETI@Home (Search for Extraterrestrial Inteligence), ou Busca por Inteligência Extraterrestre, é uma área da ciência dedicada à busca de vida inteligente fora do nosso planeta.

2 comentários:

  1. Equipe#1 (Felipe, Amarildo, Diego e Rodrigo)
    Obrigado pelo post sobre o BOINC.

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse recurso seria bem empregado pela UNESP, acredito que a infra em seu campus e a quantidade de alunos voluntários bateriam facilmente a quantidade de computadores dessa matéria.

    ResponderExcluir