segunda-feira, 5 de novembro de 2012

[*]Visualização de dados




Segundo Minghim & Chagas [1] a visualização de Dados é uma subárea da Computação que estuda e propõe ferramentas computacionais que ofereçam suporte visual gráfico para apoiar tarefas de análise de dados complexos. Entendem-se como dados complexos os conjuntos de dados de grande volume e diversidade de tipos (dados numéricos, categóricos, informações embutidas em documentos de texto, imagens, vídeos, redes sociais, etc.), exibindo também alta dimensionalidade (dados descritos por muitos atributos) e oriundos de diferentes domínios. Desta maneira, tais conjuntos de dados podem estar armazenados de maneira estruturada, em bancos de dados; embutidos em documentos de texto, imagens ou vídeos; ou ainda distribuídos em múltiplos documentos ou localidades, como o perfil de interconexão de usuários em redes sociais.

É essencial compreender que o objetivo maior das técnicas de visualização de dados é a comunicação da informação de maneira clara e efetiva por meios gráficos. Embora o uso de aplicações computacionais permita, isto não significa que as representações de dados desenvolvidas necessitem um visual sofisticado ou bonito. É fundamental um equilíbrio entre os aspectos estéticos e as necessidades funcionais, conjugados com boa usabilidade.

As técnicas de visualização são comumente empregadas para exibição de dados demográficos, dados metereológicos, imagens médicas e astronômicas, mas podem ser vantajosamente usados para ilustrar atributos específicos em coleções de textos, redes sociais, simulação de fluídos, análise de tráfego, entre muitos outros problemas.

Seguem dois materiais, cuja leitura eu recomendo para compreender melhor as questões envolvendo visualização de dados.




Os sites que seguem contém diferentes visualizações de dados, aplicações de visualização, além de outras informações interessantes (conforme o caso);



Referências

[1] http://cti.usp.br/sites/default/files/4%20-%20PE%20Visualizacao%20de%20Dados.pdf

[2] FEW, S. Now you see it: Simple techniques for quantitative analysis. Analytics Press, 2009.

[3] TUFTE, E.R. Envisioning information. Graphics Press LLC, 2a. edição, 1990.

8 comentários:

  1. Realmente o uso de gráficos para mostrar certas informações é muito importante. Aqui na empresa nós criamos uma aplicação para um cliente, essa aplicação é um questionário onde é analisado o perfil da pessoa, alem dos númedos gerados foi necessário criar gráficos, assim, a interpretação visual melhora e da para analisar melhor o que esta acontecendo.

    ResponderExcluir
  2. Interessante como vemos os infográficos e conseguimos interpretar facilmente informações e tirar conclusões.

    Essa técnica é muito utizada por empresas de pesquisa, como a IDC onde já trabalhei. Pois empresas de pesquisa possuim muitas informações de mercado e informações muito específicas de diversas áreas, como, verticais (segmento), horizontais (tamano de empresa), área de atuação. INformações que devem ser dividas dentro de uma taxonomia muito completa e complexa, mas que no entanto, facil de visualizar ao ser transferida em inforgráficos, podendo dali, tirar melhores conclusões e insights.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza é uma solução muito boa para exibição de grandes volumes de dados de maneira interativa e que o usuário não se perca com o volume de informação, vale lembrar que é preciso escolher bem o design para melhor representar esses tipos dados. Interfaces mais vivas faz com que o usuário adapta-se melhor e sinta mais livre em buscar informações e tomar decisões.

    Helder Narcizo

    ResponderExcluir
  4. A visualização de dados facilita muito a apresentação de informações de uma maneira clara e ordenada utilizando para isso meios gráficos. Esta que abrange um conjunto de melhores práticas que incluem atributos como tipo de gráficos, tabelas, cores, tamanho, tipo de fontes e posicionamento de elementos visuais que faz com que as pessoas vejam, utilizem e interajam com as informações de uma forma simples e eficiente. No meu ponto de vista para que se possa transmitir as informações por graficos deve-se tanto a forma estética como as necessidades estarem bem equilibradas.

    ResponderExcluir
  5. Toda e qualquer aplicação hoje lida com um dilema que é: "- Como passar a informação de forma correta e legível ao usuário?".
    A visualização de dados é o que podemos chamar de Usabilidade Visual, é parte do processo de usabilidade tradicional, ela trás e simplifica dados que muitas vezes arquitetos e outros tentam trazer a tona de forma tradicional, ou seja, em colunas, lists, com o formato planilha. Os exemplos relacionados nas referencias do assunto tema, são de fato prova comprobatória desta realidade. A Visualização de Dados é sem dúvida um assunto muito interessante.

    Abraços,
    Ronaldo Zolim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Ronaldo. Acredito que não basta um gráfico que demonstre os dados intencionais se não for combinado à um visual de fácil compreensão. Quando bem pensado, é possível enviar fácilmente a mensagem desejada ao receptor de maneira clara e eficaz, tornando-a ainda mais interessante.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não obstante, a estrutura atual da organização não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a complexidade dos estudos efetuados agrega valor ao estabelecimento das novas proposições. Em outras palavras, um bom agrupamento dos dados contrubui para o layout de um software, trazendo para o cliente um maior entendimento e claridade ao acesso, deixando mais competitivo para o mercado.

    Abraços Julio

    ResponderExcluir