O blog "Outra (vez)
Tecnologia de Informação" pretende ser um espaço de divulgação de
novidades da área de Tecnologia de Informação representativo das tendências de
mercado, principalmente aquelas visíveis na região de abrangência do curso de
Sistemas de Informação do UniAnchieta.
Além da divulgação de novidades, o blog
deseja constituir um espaço de discussão de ideias e opiniões sobre os posts,
que trate das aplicações das tecnologias e produtos divulgados, bem como das
consequências, positivas e negativas, de seu emprego.
Disponível no endereço
http://outratecno.blogspot.com, o blog está aberto a livre participação
de todos, ou seja, alunos do curso, outros estudantes e profissionais de TI.
Alunos de TA-I e TA-II
Em particular, os alunos das disciplinas
"Tópicos Avançados I" e "Tópicos Avançados II" devem,
como decorrência das obrigações destas disciplinas, participar das atividades
do blog, como segue:
- Comentarista, papel mínimo esperado dos alunos, que devem, semanalmente, acompanhar os posts e incluir seus comentários. Serão considerados comentários válidos aqueles que possuam conteúdo de natureza avaliativa, crítica ou ética. Embora todo blog constitua um espaço de socialização, comentários decorrentes da interação social dos participantes não serão computados como válidos, apesar de permitidos e, dentro do razoável, incentivados.
- Colaborador, situação na qual se enquadram os participantes do blog que desejem enviar suas contribuições, ou seja, pequenos artigos, com conteúdo temático adequado, incluindo, no mínimo, uma figura ou ilustração presente na web, além de três ou mais links para outros materiais de extensão ou complementação do assunto.
- Editor-Assistente, papel opcional, onde os alunos exercerão, por um período de 04 (quatro) semanas consecutivas, as funções de moderador e redator. Como moderador deverão acompanhar os comentários realizados pelos demais participantes do blog, efetuando o registro dos comentários válidos, censurando conteúdos inapropriados e evitando que as discussões se inflamem. Como redator deverão publicar, com base semanal, 01 (um) artigo completo. Ao final do período, deverão publicar um relatório resumido de atividades (no. de postagens do período, no. de comentários avaliados, contagem de comentários válidos por aluno individual, relação de publicações próprias). Os alunos interessados deverão enviar um e-mail, formalizando sua intenção para coordenação do curso. Serão aceitos até 08 (oito) editores-assistentes por semestre, escolhidos dentre os primeiros candidatos que enviarem o e-mail solicitado.
A participação no blog corresponde
a 30% da média final da disciplina, a ser apurada da seguinte maneira:
- Comentários: 0.1 (um décimo) por semana de participação válida, limitados a 20 (vinte) semanas (duração do semestre).
- Colaborações: 0.2 (dois décimos) por artigo efetivamente postado, limitados a 05 (cinco) por semestre.
-
Editoria: 3.0 (três pontos) por um mandato de 04
(quatro) semanas, efetivamente concluído (realização das atividades de
moderação, postagem de 04 artigos e publicação do relatório final). O melhor
editor do semestre (desde que não seja o único), receberá 1.0 (um ponto) adicional
na média da disciplina, limitada a 10.0 (dez) pontos.
Quaisquer dúvidas ou situações não
contempladas nestas diretrizes serão dirimidas pelo professor responsável da
disciplina.
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