quarta-feira, 10 de abril de 2013

Deep Web

Deep Web: a internet invisível!

Conhecida também como Deepnet, Web Invisível, Undernet ou Web Oculta, a Deep Web é um mistério que provavelmente poucas pessoas ouviram falar e é um desafio para a polícia de todo mundo!
Trata-se de um lado da internet que você não tem acesso, e que pode ser chamado de "internet invisível", já que nem todas as informações circulam puramente no protocolo HTTP da web. Ou seja, apenas o seu navegador de internet não é o suficiente para ver esses sites.
A idéia de se criar uma Deep Web surgiu de forma anônima na China. A proposta seria navegar em sites que o governo – através de seu provedor – bloqueia a entrada no país. Os desenvolvedores criaram um software de Proxy, batizado como TOR. O The Orion Router hoje é mantido por contribuições anônimas, programadores voluntários de diversos lugares do mundo, mas, a rede que inicialmente era base de auxílio para quebrar a ditadura imposta pelo governo chinês, tornou-se o objetivo de mentes criminosas, pois o anonimato sempre foi muito visado pelos desenvolvedores, pois quem burlasse o sistema chinês, poderia ser preso.
Diversos fóruns e sites de discussões foram criados pelos usuários chineses para que pudessem interagir entre eles dentro de redes como o TOR, porém com o passar do tempo é que esta rede criou um aspecto mais negro, surgindo fóruns, sites de compartilhamento e portais dos mais diversos assuntos como pedofilia, assassinatos, satanismo, sequestro, tráfego humano, drogas entorpecentes e muito mais. Destes crimes, pouco mais de 31% que a polícia internacional (INTERPOL) sabe dizer que foram obtidos com sucesso para encontrar criminosos e, até os hacker Anonymous ajudaram a prender um dos maiores sites de pedofilia da rede TOR.
Um exemplo é o site Silk Road, descoberto na metade de 2011. O site vendia drogas de todo tipo para vários lugares do mundo. O endereço do site era ianxz6zefk72ulzz.onion e só podia ser acessado usando o TOR (por isso o final ".onion"). O site usava o sistema de pagamento BitCoin, um tipo de moeda criptográfica.


Protocolos e programas:
Além do TOR, existe ainda a Freenet e softwares de compartilhamento de arquivos como o Share e o Perfect Dark, desenvolvidos no Japão com o intuito de dar a seus usuários anonimato durante troca de dados.

Mecanismos de pesquisa:
Os mecanismos de pesquisa não tem em seus bancos de dados todas as páginas de internet. Pelo menos 1/3 da web, dizem alguns, não é pesquisada quando você procura algo no Google, por exemplo.
Mesmo com diversos mecanismos de pesquisa, não é possível encontrar tudo. Então foi criado o site Searchlores para "ensinar" o uso de recursos de pesquisas disponíveis.

Esses fatores, que vão das limitações tecnológicas dos mecanismos de pesquisa aos conteúdos intencionalmente escondidos e protocolos de comunicação inacessíveis sem um sistema configurado corretamente, permitem que exista uma "internet" realmente invisível do ponto de vista da maioria.

Eu devo conhecer a Deep Web?
É recomendável que você não faça isso, pois as consequências psicológicas são imprevisíveis! Há o risco de sua máquina ser invadida e uma simples e rápida passagem por lá pode ser consideravelmente fatal, em termos computacionais! Mas se resolver, saiba que muito do conteúdo mais extremo é inacessível para novos usuários e que para conhecer mais, o risco aumenta...
  
Fontes:
Segurança Digital. Disponível em:
Isso é Bizarro. Disponível em:
Deep Web e o lado obscuro do ser humano. Disponível em:

11 comentários:

  1. Post super interessante!
    Infelizmente é uma prova de que qualquer tecnologia também pode ser usada para fins perniciosos!
    Vale a pena se informar, mas ser usuário disso, acho que não!

    ResponderExcluir
  2. Para quem quer saber mais, segue o link da matéria feita pelo programa Olhar Digital

    http://www.youtube.com/watch?v=9bFjDXlXLx0&playnext=1&list=PL1h1utikwUmShuEam_k_9MBtJXG6jVjeK&feature=results_main

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente só de conhecer a ponta do Iceberg, é incrível como mexe com o psicológico, e o pior é imaginar do que a humanidade é capaz de fazer, coisas que nunca em nossas vidas, e em até filme de terror já vimos, mas que acontecem.

    Realmente Peter, esse post é ótimo para manter as pessoas ligadas, principalmente as novas gerações de jovens e adultos, que cada vez mais, acessa a internet.

    Esse blog opina bastante sobre o assunto, mas também diz um pouquinho do que pode ser encontrado, vale a pena ler:

    http://danaditos.blogspot.com.br/2012/08/deep-web-o-inferno-da-internet.html

    ResponderExcluir
  4. De Certa forma, podemos perceber que no mundo em que vivemos existem camadas de realidade. Existe a que vivemos, onde pessoas de bem estudam, trabalham e conquistam as coisas com o próprio suor, e existe as demais realidade, onde se encontram os Criminosos, os assassinos, cujos únicos prazeres são de trazer "podridão" para o mundo.

    E Incrivelmente tentador conhecer os caminhos do obscuro( como diria mestre Yoda), imaginar as possibilidade...

    mas é aí que entram os princípios das pessoas, como se fossem regras de existência ( Respeito, o errado e o certo), como dito no filme "Show de Vizinha" Fibra moral.

    Regras existem por um motivo, "manter o controle".
    Assim como no transito, a web tem suas regras, e as mesmas devem ser praticadas

    Muito boa a matéria professor





    ResponderExcluir
  5. http://ahduvido.com.br/os-8-piores-casos-da-deepweb-que-foram-descobertos-por-internautas-da-surface

    Vendo algo assim Percebemos ate aonde pessoas "loucas" são capazes de chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, esse link realmente é "monstruoso", lendo os fatos relatados, é inacreditável que coisas desse tipo sejam feitas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Boas,

    Eu tenho pesquisado muito sobre o assunto.

    Descobri que a Deep Web contem varias camadas, a utilizada com o Tor seria a primeira.
    As proximas são ainda piores.

    Claro, se você procurar porcaria na Deep, vai encontrar porcaria, mas se você procurar materiais de estudos, livros que você normalmente não encontra na Surface Web também vai encontrar.
    Um exemplo é o Mein Kampf.

    Se você procurar coisas referentes a assassinos de alugueis, drogas, tambem vai encontrar, vai tudo da cabeça de cada um.
    Como minha mãe dizia, mente vazia é oficina do demônio, se uma pessoa não tem algo para pesquisar, e só vai xeretar, vai se impressionar mesmo.

    Caso alguém queria ver um pouco mais sobre o que pode encontrar, aqui tem alguns exemplos.

    -- O YouPix não recomenda a entrada na Deep, porem sou o contrario da ideia deles, o vídeo vai explicar melhor.
    http://youpix.com.br/comportamento/um-passeio-pela-deep-web-o-lugar-mais-assustador-da-internet/

    https://www.youtube.com/watch?v=sN8i31b_5uk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui fala das Camadas.

      http://www.arquivoculto.com.br/deep-web-8-camada/

      Excluir
  7. É, o negocio por lá é feio mesmo. O melhor é ficar tranquilo aqui na surface, mas o bom é achar ebooks não encontrados aqui é uma boa heim.

    ResponderExcluir
  8. Como Bruno citou,também existem pessoas que acessam simplesmente por não gostarem de ser "rastreadas" e bombardeadas pelas iniciativas comerciais que são impostas na surface, como o vídeo do olhar digital que a Ellen postou mostra.
    Quando utilizava meu celular como roteador, a operadora bloqueava o acesso a página do Youtube, então utilizei o Thor para obter o acesso.
    Em vários sites que pessoas relataram o mesmo problema, este era o método indicado pela maioria como "solução".
    Infelizmente, como tudo, existe o lado negativo também e fica a critério de cada um a maneira que utiliza.

    ResponderExcluir