terça-feira, 11 de setembro de 2012

[*]Viabilidade de Uso de Cloud Computing

Existem muitas definições para o termo "computação em nuvem" ou "cloud computing", dentre os quais destacamos:
  • "Cloud computing is a model for enabling convenient, on-demand network access to a shared pool of configurable computing resources (e.g., networks, servers, storage, applications, and services) that can be rapidly provisioned and released with minimal management effort or service provider interaction." (NIST)
  • "Cloud computing is a general term for anything that involves delivering hosted services over the Internet. These services are broadly divided into three categories: Infrastructure-as-a-Service (IaaS), Platform-as-a-Service (PaaS) and Software-as-a-Service (SaaS). The name cloud computing was inspired by the cloud symbol that's often used to represent the Internet in flowcharts and diagrams." (TechTarget)

Como qualquer tecnologia, o emprego da computação em nuvem incorre em diversas vantagens e desvantagens, de maneira que tal solução não pode ser, indiscriminadamente, aplicada em qualquer empresa ou tipo de negócio.

Conforme a ilustração abaixo:
Fonte: http://calusbr.files.wordpress.com/2011/03/cloud-computing-values.png
Que perguntas deveriam ser feitas para determinar a viabilidade de aplicação da tecnologia de Cloud Computing numa organização?

Sugira sua questão (uma por aluno) como um comentário deste post, indicando também sua natureza (ECONÔMICA, ARQUITETÔNICA ou ESTRATÉGICA), como por exemplo:

[ECONÔMICA] Os custos médios de utilização dos serviços de cloud computing serão inferiores aos de propriedade de um data center?

Ah!
  • Não serão aceitas perguntas repetidas. 
  • Prazo final para comentários: 12/09/2012, 23H59.

11 comentários:

  1. [ARQUITETÔNICA] Qual o mínimo de banda de internet é necessário para se ter um bom desempenho em Cloud Computing?

    ResponderExcluir
  2. [ARQUITETÔNICA] Pensando na alta demanda de acessos causados por grupos hackers, pode-se dizer que as grandes organizações e a própria nuvem estão vencendo o receio da segurança, e da localização das informações em Cloud Computing, no Brasil?

    ResponderExcluir
  3. [ESTRATÉGICA] Como as empresas de tecnologia estão se preparando para adotar o cloud? Existe algo que ajude a empresa migrar para o cloud?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo Gomes França aqui... hahahahha

      Excluir
    2. Segundo Tom Roloff, Chief Operating Officer (COO) da EMC Consulting, antes de mais nada, as empresas devem entender que a jornada para a cloud é longa. “Pode consumir meses e até anos para realmente migrar para o modelo. Não porque a tecnologia seja complexa, mas por exigir mudanças nas pessoas e em processos”, observa.

      Segundo ele, muitas organizações acreditam que basta virtualizar e pronto... estão na nuvem. “Há muita pressão dos gestores para saber se os negócios estão na cloud. Em razão disso, muitos chamam virtualizar de cloud”, assinala.

      O executivo diz que virtualizar é, de fato, o primeiro passo. “Acreditamos que para chegar até cloud, é preciso percorrer algumas fases”, explica. A primeira é a virtualização da infraestrutura e aplicações. Depois, é necessário passar as aplicações críticas, que ajudam a rodar os negócios, como SAP e Oracle, para o modelo e, em seguida, entregar serviços “as a service”.

      Veja abaixo três dicas de Roloff para colocar os negócios na nuvem.

      1. Crie um business case

      Roloff lembra que a migração para a nuvem não é uma movimentação rápida. Sendo assim, ele aconselha que empresas criem um business case. “Isso porque, cerca de seis meses depois do início da jornada, alguém vai perguntar ao CIO ‘por que estamos fazendo isso?, por que estamos investindo nisso?’. Use o business case para dizer às pessoas que a jornada vai demorar um certo tempo e de que forma pretende fazê-la”, indica.

      2. Estabeleça ‘quick wins’ [conquistas rápidas]

      Para sustentar o momento de transformação para a nuvem, a companhia precisa encontrar exemplos de atividades que já estão sendo feitas no modelo e que darão à área de negócios uma visão de como será o futuro, assinala. “Encorajo os clientes a olhar para o que está pronto para a nuvem. Mostrar os resultados é mais impactante do que simplesmente falar sobre eles”, completa.

      3. Conecte-se aos negócios

      Roloff afirma que o maior motivador para migrar para a nuvem não é o custo e sim a agilidade. “É difícil quantificar agilidade. Por isso, é preciso estabelecer comunicação constante com os homens de negócios”, diz. “TI tem de conversar com os executivos do outro lado para entender o que eles realmente precisam e ajudá-los a conquistar a agilidade esperada”, indica.


      Excluir
  4. [ESTRATÉGICA]- As vantagens proporcionadas pelo Cloud Computing em relação á um servidor dedicado realmente fazem valer a troca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Porque os servidores dedicados tem como objetivo possuir um hardware de alta performance para comportar altas requisições. Com o Cloud Computing você ganha Escalabilidade, onde você pode aumentar a capacidade de Processamento, HD, Memória ou Tráfego sempre que necessitar. Em função da escalabilidade, podemos adequar uma ótima performance à máquina contratada, pois é possível aumentar os recursos em poucos instantes, sempre que necessário e bastando um reboot. Você ganha performance e economia também, pois o custo é inferior ao de Servidor Dedicado.

      Excluir
  5. [ARQUITETÔNICA] O Brasil não tem a melhor infra-estrutura de TI do mundo. Com grandes eventos esportivos chegando (Copa e Olímpiadas)é necessário investir mais neste ponto.

    Como as competições esportivas podem ajudar e o que mais falta ao país para construir um "ecossistema" bom para Cloud Computing?

    ResponderExcluir
  6. [ESTRATÉGICA] – Comparando a estrutura de TI existente na organização, com o que ela necessita, qual o valor de investimento se ela escolhe-se utilizar sua própria estrutura, e qual seria o valor de investimento se ela escolhe-se CLOUD. Comparando as duas opções, CLOUD é vantajoso financeiramente ?

    ResponderExcluir
  7. A janela de tempo para contribuição neste post (e cumprimento da tarefa) está encerrada.
    Obrigado aos que contribuíram.

    ResponderExcluir
  8. Uma pesquisa realizada por uma consultoria revela que metade dos prestadores de serviços disse que um quarto dos compromissos em seus planos de negócios inclui serviços de computação em nuvem e todos eles esperam que o modelo cresça mais rápido do que o tradicional de terceirização de TI, particularmente nas Américas. Into condiz com a tendência global sobre o uso desta tecnologia, onde empresas de setores e ramos diversos estarão cada vez mais adotando esta aplicação.
    Como dito, é válido e atrativo o investimento em conhecimento em TI nesta área, tanto para aqueles que querem trabalhar como atuar no segmento.

    Abraços,
    Ronaldo Zolim

    ResponderExcluir