quarta-feira, 24 de outubro de 2012

[*]Sensor Networks::Plataformas de Desenvolvimento::TinyOS

7 comentários:

  1. RSSF(Rede de Sensores Sem Fio) é assunto muito interessante e não muito popular, desses anos na faculdade e trabalhando com TI é a primeira vez que me deparo com esse avanço tecnológico, sem duvida nenhuma é uma área muito promissora pois suas aplicações são de abrangência alta. E o melhor de tudo é que temos muitas matérias, artigos e monografias em português disseminadas pela WEB... Estou adicionando um link sobre essa "classificação" Computação Ubíqua, para quem, assim como eu não conheça tal tecnologia..
    http://www.infoescola.com/informatica/computacao-ubiqua/
    Abraço
    Helder Narcizo

    ResponderExcluir
  2. Esse assunto começou a me interessar, antes não sabia como ter acesso aos itens, sendo que no mercado livre acaba ficando um pouco caro comprar o que é necessário, mas com a ajuda do Kaue eu consegui comprar vaios itens no Dealextrem, chegou parte deles, mas já estou brincando com o arduino e tenho varios projetos em mente.
    No site do arduino tem varios exemplos.
    www.arduino.cc

    Fuçando um pouco no site, hoje consigo pegar as informações de um controle remoto e ligar um led, mas eu estou querendo controlar parte da minha casa com o arduino.
    Quem estiver afim de aprender tem varios tutoriais na net, e se procurarem no youtube arduino, irão encontrar varios videos mostrando o uso de alguma coisa.
    Se quiserem eu posso levar o arduino(que o Kaue me emprestou) e mostrar ele em funcionameno.

    Abraços
    Ricardo Gomes França

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa frango, isso é mesmo muito interessante! Existem já projetos nessa amplitude como por exemplo controlar coisas na casa com o arduino?

      VOcê usa por acaso algum controle remoto para isso?

      Excluir
    2. Sim Lucas, existem vários projetos que você pode controlar sua casa, desde desligar uma simples lampada até detectar vazamento de gás, existem vários acessórios para trabalhar com o arduino.
      Questão do controle remoto, da para usar sim, existem vários materiais de apoio na internet e também no próprio site do arduino.

      Qualquer dúvida só trocar ideia comigo ou com o Kaue.

      Abraços

      Excluir
  3. É interessante e acima de tudo importante, o uso de RSSF, porém uma desvantagem sobre esta tecnologia, está relacionada à concentração de energia dos dispositivos, assim como já descrito, nos nodos de uma RSSF ao qual possuem recursos bastante limitados, tais
    como pouca capacidade computacional, pouca memória e pouca reserva de energia
    (proveniente de uma bateria).
    Sabendo da importância desta tecnologia, existe algum projeto que pudesse ser dedicada ao aumento da capacidade destas baterias, aumentando sua durabilidade para maior confiabilidade? Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo a redução do consumo de energia e consequente aumento do tempo vida de Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) têm sido alvo constante das pesquisas na área da engenharia. Para alcançar estes objetivos é importante conhecer a forma como ocorre o real consumo, bem como a capacidade de energia dos elementos que compõem uma plataforma de RSSF , pois nem sempre é possível depender apenas das informações dadas pelos respectivos fabricantes de nós sensores e de baterias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Israel, compreendi sua explicação. Fiz esta pergunta porque sabemos que a tecnologia tem um avanço muito rápido, e por isso, o uso de baterias em Redes de Sensores Sem Fio (RSSF), também necessitam de melhores desempenhos durante sua aplicação garantindo assim um melhor benefício aos seus utilitários. O avanço tecnológico deve também ser aplicado a esses dispositivos de energia.
      Obrigado pela resposta,

      Abraços,
      Ronaldo Zolim

      Excluir