sexta-feira, 31 de maio de 2013

FILE TRANSFER

File Transfer Protocol(ftp) é um protocolo padrão de rede usado para transferir arquivos de um hospedeiro para outro HOST através de uma rede baseada em TCP, tais como a Internet.
FTP é construído em uma arquitetura cliente-servidor e utiliza as conexões de dados e de controle separado entre o cliente e o servidor. Os usuários de FTP podem autenticar-se usando um nome de usuário e senha, mas pode ligar anonimamente, se o servidor estiver configurado para permitir isso. Para a transmissão de seguro que se esconde (criptografa) o nome de usuário e senha e criptografa o conteúdo, FTP geralmente é protegido com SSL / TLS ("FTPS"). SSH File Transfer Protocol ("SFTP") é, por vezes, também usado no lugar, mas é tecnologicamente diferente.
As primeiras aplicações do cliente de FTP eram aplicativos de linha de comando desenvolvidos antes que os sistemas operacionais tiveram interfaces gráficas de usuário, e ainda são enviados com a maioria Windows, Unix e sistemas operacionais Linux. Dezenas de clientes FTP e utilitários de automação tem sido desde desenvolvido para desktops, servidores, dispositivos móveis e hardware, e FTP foi incorporada em centenas de aplicativos de produtividade, como editores de páginas de internet.

Como ocorre a transferência de arquivo?
A transferência de arquivos dá-se entre um computador chamado "cliente" (aquele que solicita a conexão para a transferência de dados) e um servidor (aquele que recebe a solicitação de transferência). O utilizador, através de software específico, pode selecionar quais arquivos enviar ou receber do servidor. Para existir uma conexão ao servidor,caso o servidor exija,o utilizador informa um nome de utilizador (ou username, em inglês) e uma senha password, bem como o nome correcto do servidor ou seu endereço IP.
Se os dados foram informados corretamente, a conexão pode ser estabelecida.

Vantagens e desvantagens

Usar um servidor de FTP oferece algumas vantagens por si só. Por um lado, um usuário pode usar um programa para executar um carregamento em massa para um servidor, não tendo que se preocupar em ter que repetidamente procurar pelos arquivos e enviá-los novamente usando um formulário. Baixar também pode ser realizado em massa. Infelizmente, um servidor de FTP ainda requer um cliente FTP para ser usado, e a utilização de um seria particularmente difícil para aqueles que apenas queiram enviar uma ou duas imagens.

EXEMPLOS DE USO

Caso 1:
Uma loja com vários pontos de venda precisa compartilhar as informações do cadastro de produto.
Para fazer com que esse compartilhamento aconteça o “ponto 1” exporta seu cadastro para o ftp. Assim, o “ponto 2” acessa esse ftp para realizar a transferência do cadastro do “ponto 1”. Dessa forma é possível manter todos os pontos com o cadastro dos mesmos produtos.

Caso 2:
Hoje temos o caso de uma montadora multinacional que esta implantando um novo sistema e precisa que seus dois sistemas conversem, pois o sistema novo precisa receber dados como garantia, consulta de chassis, e o segundo software também precisa dessas informações.
Então foi utilizado um FTP para fazer o Envio do Arquivo pelo software de origem, para que o sistema destinatário possa receber, tratar e enviar outras informações para o software de origem.

 CONCLUSÃO

O compartilhamento do FTP é simples, fácil e pratico de se usar para a troca de arquivos, tanto por empresas como por estudantes.
Pode ser utilizado com segurança solicitando usuário e senha para acessar algumas pastas e pode ser integrado a varios sistemas operacionais/softwares, pois o acesso é via navegador.

   REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Comparativo de clientes de FTP. Disponível em: <http://www.homehost.com.br/artigos/comparativo_de_clientes_de_ftp-029.html>. Acesso em 20/05/2013.
 File Transfer Protocol. Disponível em <http://en.wikipedia.org/wiki/File_Transfer_Protocol>. Acesso em 20/05/2013.
 Transferência de arquivo HTTP vs. FTP. Disponível em: <http://www.ehow.com.br/transferencia-arquivo-http-vs-ftp-sobre_16165/>. Acesso em 20/05/2013.
 Servidor FTP. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor_FTP>. Acesso em 20/05/2013.


12 comentários:

  1. Complementando o tópico "EXEMPLO DE USO", o FTP também é utilizado em soluções que trabalham como o EDI (Eletronic Data Interchange, o EDI é sem dúvida potenciador para a comunicação de negócio efetiva e eficiente), onde Matrizes e Filiais realizam a troca de arquivos com a finalidade de sincronizar seus bancos de dados.
    Outro exemplo de uso são os LiveUpdates, como atualizações dos produtos da Symantec (Norton Antivírus, Personal Firewall e etc), e programas que aceleram o download e que utilizam o protocolo FTP, estes programas usam tecnologia de múltiplas sessões e empacotamento com a quebra dos arquivos, conseguindo assim, uma melhora na velocidade dos downloads.

    Informações disponíveis em:



    ResponderExcluir
  2. https://totalsecurity.com.br/noticia.php?cod=137

    http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=985

    ResponderExcluir
  3. Falando um pouco sobre a segurança de autenticação para o ftp, os protocolos citados apesar de frequentemente serem mais utilizados em configuração de email, podem ser muito eficientes na transação cliente/servidor, porém como o TLS e SSL não são interoperáveis, um aplicativo que utiliza o TLS não poderá se comunicar com um aplicativo que utiliza o SSL.

    Veja mais sobre estes protocolos no link abaixo:

    http://acesso.serpro.gov.br/hod/pt/help/ftpsecurity.html
    http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2010_2/bernardo/tls.html

    ResponderExcluir
  4. Segue um link que fala um pouco de dicas de ftp, como o seu funcionamento e a segurança usuários e senhas..

    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=9&ved=0CF0QFjAI&url=http%3A%2F%2Flrodrigo.lncc.br%2Fimages%2F1%2F12%2FApresentacaoFTP.ppt&ei=wAqsUfXfGubFigLe9YG4DA&usg=AFQjCNEn1KlJeKo_Syf6hPlBzpJf9pgCJQ&bvm=bv.47244034,d.cGE

    ResponderExcluir
  5. Segue 2 modos de FTP o Padrão e o Passivo

    O FTP no modo padrão

    O protocolo FTP utiliza duas conexões TCP, a primeira é conhecida como “Ftp-controle” que é estabelecida pelo cliente em uma porta TCP de número alto (1025 a 65535) e se comunica com o servidor de FTP em uma porta TCP padrão, número 21. Essa conexão diz ao servidor qual(is) arquivo(s) o cliente deseja e permite a passagem de outras informações de controle (comandos por exemplo).

    Contudo, quando chega à hora de transferir os dados reais, uma segunda conexão, conhecida como “Ftp-dados” será aberta. Diferente da conexão de controle, essa conexão é aberta pelo servidor na porta TCP 20 e se comunica com o FTP cliente em uma porta TCP que é atribuída dinamicamente e não é privilegiada (o cliente e o servidor negociam a porta como parte da troca de controle).


    O FTP no modo passivo

    O segundo método para a execução do protocolo é o FTP em modo passivo. Esse, consiste em fazer com que o cliente abra a conexão do “Ftp-dados” quando for preciso, e tudo é estabelecido na conexão “Ftp-controle” onde fica estabelecida inclusive a porta TCP que o cliente vai usar contra o servidor. Além de modificar o sentido da conexão “Ftp-dados”, as portas nesse modo são altas tanto no cliente como no servidor, ou seja, valores que variam entre 1025 a 65535.

    Outro aspecto importante que deve ser mencionados aqui é o fato de que as redes, normalmente, se conectam à Internet através de um Gateway, e que esse, dependendo do tipo e concepção, pode fazer com que o FTP seja configurado de forma nada convencional. Um exemplo é o Proxy da AnalogX, nesse, o programa FTP deve ser configurado para conectar diretamente no servidor Proxy, como se ele fosse realmente o servidor de FTP, entretanto, será passado a ele o endereço do FTP correto, de tal forma que ele fará o resto do trabalho (conexões no FTP correto e repasses para o cliente da rede interna que solicitou a conexão).

    Nota sobre segurança: Na conexão FTP no modo padrão, a parte “Ftp-dados”, traz sérios problemas para a segurança das redes, o motivo é que a conexão no sentido do servidor em uma porta abaixo de 1025 (o default é 20), contra o cliente em uma porta dinâmica, maior que 1024, sem o flag ACK acionado, é considerado pelos administradores de segurança de redes, como acesso indevido e, será simplesmente descartado. Já o modo passivo, é considerado o modo correto de se conectar com FTP.

    ResponderExcluir
  6. A respeito de transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos (com a mesma interface usada nos arquivos locais). O FTP é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP. É o padrão da pilha TCP/IP para transferir arquivos, é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operacional e transfere arquivos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos mesmos.


    No link abaixo encontra-se uma lista de comando de FTP, modo cliente-servidor FTP, mensagens FTP e Comandos do cliente FTP :

    http://pt.wikipedia.org/wiki/File_Transfer_Protocol#Lista_de_Comandos_FTPs

    ResponderExcluir
  7. O FTP é utilizado tambem em soluções que trabalham como o EDI (Eletronic Data Interchange), onde Matrizes e Filiais trocam arquivos de dados com a finalidade de sincronizar seus bancos de dados.

    ResponderExcluir
  8. Uma informação/curiosidade importante que assim como muitas aplicações largamente utilizadas hoje em dia, o FTP também teve a sua origem no sistema operacional UNIX, que foi o grande percursor e responsável pelo sucesso e desenvolvimento da Internet.

    ResponderExcluir
  9. O Trabalho ficou legal!
    Ressaltando que é mais vantajoso utilizá-lo para transferência de grandes quantidades de arquivos para o servidor. Não compensaria configurar um client para transferência de poucos arquivos...
    Um uso frequente do FTP que podemos analisar, é para manutenção de sites.
    Um dos softwares mais baixados é o FileZilla, um cliente FTP simples, multiplataforma, está disponível em português. Ganhador do 2006 SourceForge.net Community Choice Awards e escolhido como Projeto do mês de novembro de 2003, Filezilla está entre os clientes FTP mais famosos do mundo, e é licenciado pela GNU General Public License como software de código aberto.

    Fonte:http://www.baixaki.com.br/download/filezilla.htm

    ResponderExcluir
  10. O FTP antecedeu o HTTP há algum tempo. No entanto, FTP é usado principalmente por webmasters e desenvolvedores de web que precisam fazer carregamento de arquivos diretamente para servidores. A fim de usar um servidor de FTP, você precisará de um cliente de FTP para se conectar a ele.

    ResponderExcluir
  11. Onde eu trabalho, desenvolvemos softwares para Bares, Restaurantes, Padarias, etc. Temos o conceito de Central, onde as lojas enviam as vendas realizadas diariamente para a central e a central envia cadastros para as lojas. Essa transição de dados é realizado através de arquivos .mdb utilizando um FTP para download e upload, semelhante ao caso de uso 1 citado neste post.

    ResponderExcluir